quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Pombinhos lá em casa


Tudo começou no início de Julho, quando uma pomba fez o seu ninho no canteiro da janela do quarto da minha filha.
Eu, não sabia o porquê de a pomba estar tanto tempo ali quieta, pensei que estaria doente e resolvi atirar-lhe com umas migalhas de pão. :)
Ela assustou-se e fugiu... Então, eu percebi que:
  1. Não estava doente;
  2. Tinha posto 2 ovos e estava a choca-los :)
Fiquei preocupada, a pomba tinha fugido e eu não sabia se iria voltar.
Mas voltou, voltou 5 minutos depois, quando percebeu que estava tudo bastante sossegado.

A partir desse dia, eu e a minha filha passamos a observar a pomba diariamente, ou melhor os pombos, macho e fêmea (que eu não conseguia distinguir), pois segundo o que li, pai e mãe pombos alternam em turnos para se poderem alimentar :)

Durante aproximadamente 15 dias os pombos cuidaram dos seus ovinhos, nessa altura nós fomos de férias e alguns dias depois de voltarmos, eis que os ovos eclodiram :)

Acompanhamos o crescimento dos dois pombinhos bebés, até ao dia em que aprenderam a voar e se foram embora.

Aqui estão as fotos, a 1ª no dia do que nasceram, a 2ª uns dias depois:




No entanto, todos os dias voltam à janela "que os viu nascer"...
Todas as noites eu e a minha filhota, desfazemos o pão em pedacinhos pequenos e colocamos no canteiro da janela. :)


O canteiro está todo sujo, mas a minha filha diz que um dia o papá e a mamã dos pombinhos vêem limpar... Cá os espero! :)



3 comentários:

  1. Lol! Não sei se eles vão voltar para limpar, não te aconselho a esperar pelo bom senso do papá e da mamã. :p
    A natureza traz-nos experiências giras. =) É pena não termos mais oportunidades de viver em comunhão com ela.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo Carina, nesta vida apressada que levamos, não damos valor ao que é mais importante :(

      Eliminar